Vinyāsa Krama Yoga

Vinyāsa Krama Yoga​

O Vinyāsa Krama Yoga é uma forma de Haṭha Yoga caracterizado, sobretudo, pela forma progressiva de aprender a prática e pela capacidade de ajustá-la ao praticante.

Cada posição liga-se à seguinte através de um movimento específico, sincronizado com a respiração. Vi significa variação e nyāsa significa dentro de parâmetros prescritos. A palavra krama significa uma forma ordenada e progressiva de realizar uma acção ou, neste caso, uma prática.

AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DESTA PRÁTICA SÃO:

  • Sthiram sukham āsanam: firmeza e conforto das posições;
  • Dīrgha sūkṣma prāṇa śvāsa praśvāsa: suave e longa respiração;
  • Sincronização entre o movimento e a respiração, de forma a criar um fluxo contínuo, do início ao fim da prática de āsana;
  • A respiração serve como suporte à concentração, durante a prática de āsana.

Como funcionam as práticas de Vinyāsa Krama Yoga?

Existe um esquema de prática definido para, regra geral, um ano lectivo. A prática inclui: técnicas de purificação, posições, técnicas respiratórias, relaxamento e meditação.

Nas primeiras aulas é ensinada uma parte da prática, uma estrutura base, que o aluno deve memorizar e assimilar. Uma vez memorizada a estrutura base, o aluno começa a praticar sozinho no seu próprio ritmo.

O professor vai acompanhando e ajustando, individualmente, cada praticante. As restantes técnicas vão sendo ensinadas, de forma progressiva, ao longo do tempo.

Apesar de existir um esquema padrão, algumas técnicas poderão ser retiradas ou acrescentadas à prática, de acordo com as características e necessidades individuais de cada praticante.

Benefícios da prática de Vinyāsa Krama Yoga

  • Maior aprofundamento da prática do yoga.
  • Prática mais ajustada às necessidades e capacidades de cada praticante.
  • Cada praticante pratica no seu próprio ritmo.
  • Aquisição das ferramentas adequadas para poder praticar sozinho em casa.
  • Ter uma mesma prática por um longo período de tempo permite reconhecer, mais facilmente, as oscilações do corpo e da mente. Isto porque as técnicas são as mesmas, mas o corpo e a mente não estão sempre iguais. O praticante tem assim a possibilidade de se dar conta de determinados padrões de comportamento e condicionamentos que surgem com as facilidades e dificuldades da prática. Ter consciência desses padrões e condicionamentos é um passo fundamental para a transformação pessoal.

Para conhecer o nosso centro e fazer uma aula experimental deverá contactar-nos com antecedência.