Haṭha Yoga - Yoga Mandir

Haṭha Yoga

No Yoga Mandir praticamos o Haṭha Yoga como um todo dentro da Tradição Védica, de acordo com o ensinamento dos textos antigos.

O objectivo da prática do haṭha yoga é trabalhar o corpo, respiração e mente, de forma equilibrada e consistente, tornando o praticante mais relaxado, estável, concentrado e preparado para lidar com os afazeres e responsabilidades do dia-a-dia.

As práticas são dinâmicas e intensas dentro das capacidades de cada praticante. O foco destas práticas estará na coordenação do movimento com a respiração (vinyāsa) e na forma ordenada e progressiva de realizar as várias técnicas (krama).

técnicas abordadas nas práticas de haṭha yoga:

Aquietamento inicial – momento para observar e aquietar corpo, respiração e mente, tornando-os mais receptivos à prática do yoga.

Invocação inicial – para estabilizar a mente, criar uma harmonia entre todos os praticantes e sintonizá-los com a tradição milenar do yoga.

Ṣat Karma – técnicas de purificação: trātaka, kapālabhati e nauli.

Mobilidade e controlo articular – movimentos circulares controlados, suaves e lentos para criar um maior controlo do corpo a nível da flexibilidade, mobilidade e amplitude articular. O resultado será uma melhoria notória no potencial do movimento articular, um maior conhecimento da própria articulação, mitigação de lesões e uma consequente longevidade e saúde das articulações.

Āsana – técnicas corporais. Trabalho postural com uma forte incidência no alinhamento e no encadeamento das posições em sintonia com a respiração. Nestas práticas, são muitas vezes utilizados materiais de suporte para facilitar a execução das posições.

Relaxamento – descontracção profunda do corpo e mente.

Prāṇāyāma – é a arte de regular a respiração: a inspiração, a expiração e as pausas que existem entre ambas. São exercícios respiratórios para regular o prāṇa, a energia vital que anima este corpo, a energia que nos faz realizar coisas e que é responsável pelas actividades fisiológicas do corpo. Mas, sobretudo, o prāṇāyāma é uma das melhores ferramentas do yoga para estabilizar a mente.

Meditação – a mente é o instrumento mais poderoso que temos para alcançar qualquer objectivo na vida, mas pode ser também um grande obstáculo devido à sua capacidade de gerar, de forma contínua, pensamentos involuntários. Estes pensamentos involuntários raptam a mente e têm a capacidade de gerar uma série de emoções tóxicas que nos perturbam. Assim, a mente pode ser a nossa maior amiga quando está sob o nosso comando, caso contrário será a pior inimiga. Para esse comando é necessário um conhecimento dos movimentos da mente e para a conhecer temos que dedicar um tempo para estarmos connosco mesmos. Essa é a função da meditação: criar um momento consigo mesmo para descobrir o ser confortável e satisfeito que já somos. A Tradição Védica tem uma visão única sobre o que é a meditação e a sua finalidade, dentro do caminho para o autoconhecimento.

Simão Monteiro Hatha Yoga

Tipos de aulas:

Haṭha yoga 1

Aulas de intensidade suave/média. Para praticantes que desejem uma prática mais suave e praticantes com pouca ou nenhuma experiência em yoga.

Haṭha yoga 2

Aulas de intensidade média/forte. Para praticantes que desejem uma prática mais profunda e exigente. Requer um contacto prévio com o yoga. Serão aulas mais desafiantes, mas sempre de acordo com as capacidades de cada um.