SEMANA INTENSIVA YOGA E VEDĀNTA II

com: Simão Monteiro

“Consciência é minha natureza, não uma qualidade. Se fosse uma qualidade, sendo
conhecida não poderia ser o Ser, não sendo conhecida (só) poderia ser não-existente.”

Advaita Makaranda, verso 23Tradução da professora Gloria Arieira

Pelo segundo ano consecutivo teremos uma semana intensiva na cidade do Porto para todos os praticantes e professores de yoga com interesse no advaita vedānta e em aprofundar os seus conhecimentos das técnicas e práticas de yoga.

Desta vez estudaremos o incrível texto “Advaita Makaranda” e daremos especial atenção a técnicas e práticas mais subtis da tradição do haṭha yoga.

O dia-a-dia desta semana intensiva será composto por:

  1. Estudo do texto Advaita Makaranda “Néctar da não-dualidade”. Da autoria de Śrī Lakmīdhara Kavi, este é um dos mais belos textos sobre a não-dualidade. Mesmo depois de termos escutado o ensinamento por muitos anos, uma dúvida pode persistir: sou realmente livre de limitação, como afirma o vedānta? Posso não ter dúvidas de que o vedānta revela aham brahmāsmi “eu sou o livre de limitação”, mas é isso aceitável para mim? É essa a minha visão? Porque no dia-a-dia convivem duas ideias contraditórias acerca da minha natureza real: vedānta diz que sou livre de limitação, mas eu olho para mim e continuo a ver limitação. Assim, o Advaita Makaranda é um texto para esclarecer a dúvida se aham brahmāsmi é ou não impossível. Não existe outro tópico neste texto além de: aham brahmāsmi não é impossível!
  2. Práticas matinais. Três horas diárias para explorar diferentes abordagens e progressões de práticas do haṭha yoga, do mais tradicional ao mais contemporâneo, complementadas com técnicas auxiliares enriquecedoras. 
  3. Treinos temáticos. Tempo para desenvolver e aperfeiçoar ferramentas fundamentais para a prática pessoal.

Serão sete dias de prática e exploração, de estudo e contemplação, de partilha e camaradagem entre pessoas com um apreço pelo yoga e seu propósito maior: o autoconhecimento.

Vagas limitadas!

Programa previsto :

3 de Agosto, domingo 

09:00 – Prática inicial
12:00 – Almoço
14:30 – Estudo e contemplação “Advaita Makaranda
16:15 – Treino articular específico “Coluna vertebral”
18:00 – Descanso

4 de Agosto, segunda-feira

09:00 – Prática “Essenciais de força”
12:00 – Almoço
14:30 – Estudo e contemplação “Advaita Makaranda
16:15 – Treino “Invertidas
18:00 – Descanso

5 de Agosto, terça-feira

09:00 – Prática “Yogik Vyāyāma”
12:00 – Almoço
14:00 – Estudo e contemplação “Advaita Makaranda
15:30 – Treino especial
18:00 – Descanso

6 de Agosto, quarta-feira

09:00 – Prática “Essenciais de alongamento”
12:00 – Almoço
14:30 – Estudo e contemplação “Advaita Makaranda
16:15 – Treino “Ūrdhva dhanurāsana”
18:00 – Descanso

7 de Agosto, quinta-feira

09:00 – Prática geral com foco no ūrdhva dhanurāsana
12:00 – Almoço
14:30 – Estudo e contemplação “Advaita Makaranda
16:15 – Treino “Prāṇāyāma
18:00 – Descanso

8 de Agosto, sexta-feira

09:00 – Prática “Respiração > Movimento”
12:00 – Almoço
14:30 – Estudo e contemplação “Advaita Makaranda
16:15 – Treino “Mudrā”
18:00 – Descanso

9 de Agosto, sábado

09:00 – Prática clássica de Haṭha Yoga
12:00 – Almoço
14:30 – Estudo e contemplação “Advaita Makaranda
16:15 – Reflexão As origens do Haṭha Yoga
18:00 – Fim

semana intensiva 1
semana intensiva 2
semana intensiva 3

1) Advaita Makaranda, “Néctar da não-dualidade”:

    • Ātmā vicāra: o questionamento acerca da natureza real do indivíduo;
    • Jīvātmā paramātmā aikyam: a identidade entre o indivíduo e o Todo;
    • O requisito para que se dê o entendimento de jīvātmā paramātmā aikyam;
    • O processo de mananam e a remoção de qualquer dúvida que coloque em causa “ahaṁ brahmāsmi”: eu sou brahman, o ilimitado;
    • Estabelecimento da minha natureza real.

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2) Práticas matinais

  • Prática inicial:
    • Uma prática geral com rotina articular, aṭ karma, āsana, prāṇāyāma, relaxamento e meditação.
  • Essenciais de força:
    • Prática completa com foco nos movimentos e posições fundamentais de estabilidade articular e força muscular.
  • Yogik Vyāyāma:
    • Sūkṣma vyāyāma, movimentos suaves que prepararam o corpo para movimentos e técnicas mais intensas;
    • Sthūla vyāyāma, movimentos intensos para desenvolver agilidade, força e resistência física e mental, com foco especial nos famosos baiṭhaks e daṇḍas. 
  • Essenciais de alongamento:
    • Prática completa com foco nos movimentos e posições fundamentais de flexibilidade articular e alongamento muscular. 
  • Prática geral com foco no ūrdhva dhanurāsana:
    • Dando continuidade ao treino da tarde do dia anterior faremos uma prática onde o destaque do trabalho corporal estará no ūrdhva dhanurāsana, a posição da ponte. Entre outros benefícios, esta prática ajudará a criar mais espaço no corpo para um trabalho respiratório mais profundo.
  • Respiração > Movimento:
    • Toda uma prática em torno da respiração. Faremos prāṇāyāma em dois momentos diferentes da prática e um trabalho respiratório específico durante a execução dos āsanas, de forma a criar um fluxo contínuo, do início ao fim da prática.  
  • Prática clássica de Haṭha Yoga:
    • Uma prática subtil com várias das técnicas descritas nos textos clássicos de haṭha yoga. Com sūkṣma vyāyāma, aṭ karma, āsana, prāṇāyāma, mudrā e dhyāna

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3) Treinos temáticos

  • Coluna vertebral:
    • Exercícios específicos para melhorar a mobilidade de toda a coluna;
    • Exercícios de fortalecimento de vários grupos musculares fundamentais para a estabilidade e integridade da coluna vertebral; 
    • Prevenção de lesões.
  • Invertidas:
    • Prática e exploração de três importantes posições: piñca mayūrāsana, śīrṣāsana e sarvāṅgāsana
    • Pré-requisitos articulares e musculares;
    • Movimentos preparatórios e as várias progressões para a conquista de cada um destes āsanas.
  • Ūrdhva dhanurāsana:
    • Pré-requisitos articulares e musculares;
    • Movimentos preparatórios e as várias progressões para a conquista deste āsana;
    • Em que momento da prática devemos encaixar o ūrdhva dhanurāsana e como compensar de uma forma equilibrada;
    • As possíveis zonas de desconforto na execução da posição e como as ultrapassar.
  • Prāṇāyāma:
    • Movimentos iniciais preparatórios para uma prática de prāṇāyāma;
    • Explorar a qualidade e o tempo de pūraka (inspiração), kumbhaka (retenção) e recaka (expiração);
    • Sequência de três prāṇāyāmas clássicos.
  • Mud:
    • Técnicas subtis do haṭha yoga que podem incluir āsana, bandha (fechos neuromusculares), kumbhaka, dṛṣṭi (fixação ocular), gestos com as mãos e visualização;
    • A tríade clássica: mahā mudrā, mahā bandha e mahā vedha;

    • Sequência de mudrās para o aumento de energia, recolhimento sensorial e concentração profunda.
  • Reflexão “As origens do Haṭha Yoga”:
    • O significado do termo haṭhayoga;
    • O entendimento do haṭha yoga como um conjunto de métodos que levam ao objectivo chamado yoga;
    • A sua importância no despertar da potencialidade humana com vista à libertação;
    • Os textos clássicos;
    • As técnicas tradicionais.

Sobre Simão Monteiro

Dedico-me à prática e ao estudo do yoga desde 2001. Dos vários professores com quem aprendi destaco: Andrés Wormull, Billy Konrad, Mark Robberds, Pedro Kupfer, Tomás Zorzo e Xico Rodrigues. 

Completei o programa de certificação do Functional Range Conditioning (FRCms).

Fiz várias viagens à Índia para estudar vedānta com o Swami Paramarthananda com quem continuo a aprender, escutando regularmente os seus ensinamentos. Tenho a boa fortuna de ter uma relação próxima de amizade com o Miguel Homem: um irmão e um exemplo como professor. Destaco ainda a clareza dos ensinamentos transmitidos pela professora Gloria Arieira e da capacidade inigualável da Ganga Mira para apontar para a realidade de quem somos.

Ensino haṭha yoga em aulas online e presenciais na zona de Cascais, onde trago para as aulas os ensinamentos dos textos antigos bem como novos conhecimentos dos tempos modernos, sempre com a intenção de ajustar a prática às necessidades e capacidades do praticante.

Conduzo regularmente cursos intensivos e retiros sobre yoga vedānta passando adiante tudo aquilo que aprendi com os meus professores e mestres, comprometido com a Tradição Védica e a sua visão única e libertadora.

Para aqueles que não consigam participar na semana completa, existem várias opções de participarem de forma parcial.

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