RETIRO DE YOGA E VEDĀNTA

com: Simão Monteiro

“MANĪṢĀ PAÑCAKAM– Os cinco versos da convicção”

Manīṣāpañcakam é um texto muito popular na Tradição Védica, atribuído ao grande sábio Ādi Śaṅkarācārya. Pañcakam significa um texto composto por cinco versos e manīṣā significa certeza ou convicção. Que convicção? A de que a grandeza de um ser humano não depende do seu nascimento ou posição relativa na sociedade. A grandeza do ser humano está na visão clara de si mesmo.

Este pequeno texto nasceu de um evento peculiar ocorrido na vida de Śaṅkarācārya. Certo dia, quando voltava do banho matinal no rio Ganges para fazer os seus rituais, deparou-se com um caṇḍāla (um varredor de ruas). Desse encontro e das palavras surpreendentes que o caṇḍāla lhe disse surge o Manīṣāpañcakam, onde cada verso é uma preciosidade contendo a essência de vedānta: a identidade fundamental entre o indivíduo e o Todo.

Ao longo do texto o sábio revela o entendimento firme da existência de uma realidade única que é a causa do indivíduo e do universo. Essa realidade única não está nalgum lugar distante de mim. Essa realidade sou eu! Essa é convicção! Disciplinas preparatórias e o fruto do autoconhecimento também são abordados.  

 

Programa previsto

30 de Outubro, sexta-feira

16:30 – Chegada à Herdade do Barrocal de Baixo.
17:30 – Prática de haṭha yoga com rotina articular, āsana, relaxamento, prāṇāyāma e meditação.
19:30 – Jantar.
21:00 – Boas-vindas aos participantes e apresentação do retiro. Sat saṅga e kīrtan.
22:00 – Descanso.

31 de Outubro, sábado

07:00 – Prática de haṭha yoga com meditação, rotina articular, āsana, relaxamento e prāṇāyāma.
10:00 – Pequeno-almoço.
11:30 – Ensinamento e reflexão.
13:30 – Almoço.
16:30 – Ensinamento e reflexão.
18:00 – Prática haṭha yoga com foco no prāṇāyāma e meditação.
19:30 – Jantar.
21:00 – Sat saṅga e kīrtan (convívio e esclarecimento de dúvidas).
22:00 – Descanso.

1 de Novembro, domingo

07:00 – Prática de haṭha yoga com meditação, rotina articular, āsana, relaxamento e prāṇāyāma.
10:00 – Pequeno-almoço.
11:30 – Ensinamento e reflexão.
13.30 – Almoço.
15:00 – Ensinamento e reflexão.
16:00 – Sat saṅga de encerramento, últimas perguntas e sugestões.
16.30 – Despedida e saída.             

 

                                                            Este retiro será conduzido por Simão Monteiro

Dedico-me à prática e ao estudo do yoga desde 2001. Dos vários professores com quem aprendi e continuo a aprender destaco Andrés Wormull, Billy Konrad, Nuno Cabral, Pedro Kupfer, Tomás Zorzo e Xico Rodrigues.

Fiz várias viagens à Índia para estudar vedānta com o Swami Paramarthananda com quem continuo a aprender escutando regularmente os seus ensinamentos. Tenho a boa fortuna de ter uma relação próxima de amizade com o Miguel Homem: um irmão e professor com quem aprendo yoga, vedānta e sânscrito. Destaco ainda a clareza dos ensinamentos transmitidos pela professora Gloria Arieira e da capacidade inigualável da Ganga Mira para apontar para a realidade que sou. 

Ensino haṭha yoga e vinyāsa krama yoga no Yoga Mandir, trazendo para as aulas os ensinamentos dos textos antigos bem como novos conhecimentos dos tempos modernos, sempre com a intenção de ajustar a prática às necessidades e capacidades de cada praticante.

Conduzo regularmente cursos intensivos e retiros sobre yoga e vedānta passando adiante tudo aquilo que aprendi com os meus professores e mestres.

 

                                                                   Sobre a Herdade do Barrocal de Baixo

Screenshot_20200124_141648
A Herdade do Barrocal de Baixo, localizada a 14 Km de Montemor-o-Novo, com uma área de 440 hectares, permite-nos desfrutar de uma diversidade de ambientes fantásticos. O relevo sinuoso do montado convida-nos a deambular entre lagos e montes recriando um sentimento de paz e harmonia com a natureza.
 
Dispõe de uma variedade de alojamentos acolhedores e confortáveis para que os seus hóspedes se sintam em casa, uma piscina, podendo também usufruir de um jacuzzi exterior que fará as maravilhas das noites de Verão.
 
Na herdade podemos acompanhar o dia a dia das tarefas, passear observando a riqueza da fauna selvagem, jogar uma partida de ténis, passear de bicicleta, aventurar-nos no lago com os kayaks ou simplesmente deixar o tempo passar num ambiente calmo e relaxante. 
 
Dada a situação actual, a Herdade do Barrocal de Baixo tomou medidas de forma a assegurar o bem-estar dos seus colaboradores e hóspedes, tornando-se portadores do Selo Clean&Safe emitido pelo Turismo de Portugal e de acordo com as normas da Direcção Geral de Saúde. 
 
 

 

Número de participantes adequado à situação actual!

Valor do retiro e pagamento: 190€ (inclui as práticas e ensinamento, o alojamento e as refeições vegetarianas).

Agravamento de 30€ a partir de dia 12 de Outubro.

Mais informações e inscrição: geral@yogamandir.pt