RETIRO DE FIM DE ANO

com: Miguel Homem e Simão Monteiro

O tema deste retiro de fim de ano é a apreciação de Īśvara, o Todo. Juntem-se a nós para viver essa apreciação, enquanto deixamos para trás 2019 e abraçamos 2020!

Enquanto indivíduos tendemos a viver a vida com receio, preocupação e necessidade de controlo. Vivemos com a sensação de sermos pequenos por referência ao mundo que se nos depara.

Neste retiro vamos abraçar o novo ano com o relaxamento, confiança e curiosidade trazidos pelo entendimento da Ordem que constitui este mundo. Entramos no novo ano livres da ideia de separação, abraçando e deixando-nos abraçar pelo entendimento do Todo do qual não somos separados. Inauguramos o novo ano de forma consciente.

Praticantes de quaisquer tradições são bem-vindos!

Não é necessária experiência prévia em Yoga

Programa previsto (sujeito a pequenos ajustes)

30 de Dezembro, Segunda-feira

16:00 – Chegada.
17.00 – Boas-vindas aos participantes e apresentação do encontro.
17.30 – Prática de haṭha yoga (Simão).
19:30 – Jantar.
21:00 – Satsaṅga kirtan.

31 de Dezembro, Terça-feira

08:00 – Prática de haṭha yoga (Simão).
10:30 – Pequeno-almoço.
12.00 – Mokṣa, liberdade: o desaparecer da ideia de limitação quando se deixa de ver dois, três e muitos e só se vê um – a libertação 
do indivíduo no entendimento de Īśvara.
14:00 – Almoço, descanso, convívio, caminhadas (traga calçado impermeável).
17.30 – Sarada Stotram (canto para Sarasvatī).
18.30 – Prática de haṭha yoga (Miguel).
20:30 – Jantar.
23:00 – Satsaṅga de fim ano, akhaṇḍakirtan e saṅkalpa (resolução) para 2020.

1 de Janeiro, Quarta-feira

09:00 – Prática: Sūrya namaskāra, saudação ao sol (Miguel).
11:00 – Pequeno-almoço.
12:30 – Yoga, um estilo de vida que inclui: sabedoria na escolha da acção e no recebimento do resultado; entendimento do funcionamento da mente que traga clareza e objectividade; e, sobretudo, a apreciação de Īśvara que resulta na capacidade para estar confortável consigo mesmo em cada momento.
14:00 – Almoço.
15:30 – Namaste!

Conteúdos:

  • Prática de Haṭha Yoga tradicional: at karma, āsanayoganidrāprāṇāyāma e meditação.
  • Sūrya namaskāra, os mantrase prática.
  • Canto do Sarada Stotram
  • Akhaṇḍa kirtan, akhaṇḍa japa na passagem de ano.
  • Uma vida de yoga e o autoconhecimento sob a perspectiva do entendimento de Īśvara e da não-separação entre o indivíduo e o Todo. Īśvara como o sādhana, sādhaka sādhya, o meio, o praticante e o fim – Reflexões baseadas em versos da Bhagavad Gītā.
  •  

Professores: 

Miguel Homem ensina Yoga e Vedānta.  Fez o curso completo de formação para instrutores de yoga com Pedro Kupfer no Brasil e em Portugal. Aprofunda-se no estudo e prática de āsana segundo o método Iyengar de 2004 a 2011 com Claudia Villadelprat e outros professores. Fez formação em aṣṭaṅga vinyāsa yoga com David Swenson e com Manju Jois e pratica regularmente com o seu professor Tomas Zorzo. De 2005 a 2015 viajou para estudar na Índia com Pujya Swami Dayananda. Desde 2006 traz anualmente a Portugal a Prof. Gloria Arieira com quem estuda. Em 2007 conhece Ganga Mira, assistindo regularmente aos seus satsaṅgas. Em 2012 completou o curso de yoga e ayurveda de 300h com David Frawley, reconhecido pelo American institute of Vedic Studies. Estudou e praticou anualmente por um período de 10 anos na Índia. Contínua a aprender e praticar com o entusiasmo do menino que descobriu o yoga. Ensina na Casa Ganapati e edita o site Dharmabindu.

Simão Monteiro estuda e pratica yoga desde 2001. Ensinou yoga em Espanha durante 2 anos e fez viagens de estudo ao Brasil e Índia para aprofundar conhecimentos. Completou a Formação em Yoga com Pedro Kupfer em 2009. Em 2011, 2013 e 2017 regressou à Índia para estudar com o Svāmi Paramārthānanda. Tem aprofundado os seus conhecimentos em yoga com diversos professores, dos quais destaca: Billy Konrad, Miguel Homem, Pedro Kupfer, Tomás Zorzo e Xico Rodrigues. Completou a Formação em Yoga com Miguel Homem em 2018. Prossegue os seus estudos em Vedānta com Miguel Homem, Svāmi Paramārthānanda e a Professora Gloria Arieira. Desde 2014 que participa regularmente nos sat saṅgas de Ganga Mira. Director do Yoga Mandir desde o ano de 2010, onde ensina Haṭha Yoga, Vinyāsa Krama Yoga e Vedānta.  

 

Sobre a Herdade do Barrocal de Baixo

A Herdade do Barrocal de Baixo, localizada a 14 Km de Montemor-o-Novo, com uma área de 440 hectares, permite-nos desfrutar de uma diversidade de ambientes fantásticos. O relevo sinuoso do montado convida-nos a deambular entre lagos e montes recriando um sentimento de paz e harmonia com a natureza.
 
Dispomos de uma variedade de alojamentos acolhedores e confortáveis para que os nossos hóspedes se sintam em casa, uma piscina, podendo também usufruir de um jacuzzi exterior que fará as maravilhas das noites de Verão.
 
Na herdade pode acompanhar o dia a dia das tarefas, passear observando a riqueza da fauna selvagem, jogar uma partida de ténis, passear de bicicleta, aventurar-se no nosso lago com os kayaks ou simplesmente deixar o tempo passar num ambiente calmo e relaxante. Queremos partilhar este espaço, cheio de recantos mágicos e com história e proporcionar experiências que prometemos ser inesquecíveis.
 

Sobre o Alojamento e alimentação: Todo o alojamento será em quarto duplo. A alimentação será vegetariana.

Valor do Retiro e Pagamento: 240€

Este valor sofre um agravamento de 30€ a partir de 15 de Dezembro.

Organização e inscrições: ana@casaganapati.com | 919022478