MANĪṢĀ PAÑCAKAM

com: Simão Monteiro

Manīṣāpañcakam é um texto muito popular na Tradição Védica, atribuído ao grande sábio Ādi Śaṅkarācārya. Pañcakam significa um texto composto por cinco versos e manīṣā significa certeza ou convicção. Que convicção? A de que a grandeza de um ser humano não depende do seu nascimento ou posição relativa na sociedade. A grandeza do ser humano está na visão clara de si mesmo.

Este pequeno texto nasceu de um evento peculiar ocorrido na vida de Śaṅkarācārya. Certo dia, quando voltava do banho matinal no rio Ganges para fazer os seus rituais, deparou-se com um caṇḍāla (um varredor de ruas). Desse encontro e das palavras surpreendentes que o caṇḍāla lhe disse surge o Manīṣāpañcakam, onde cada verso é uma preciosidade contendo a essência de vedānta: a identidade fundamental entre o indivíduo e o Todo.

Ao longo do texto o sábio revela o entendimento firme da existência de uma realidade única que é a causa do indivíduo e do universo. Essa realidade única não está nalgum lugar distante de mim. Essa realidade sou eu! Essa é convicção! Disciplinas preparatórias e o fruto do autoconhecimento também são abordados.  

CURSO 100% ONLINE
Todas as aulas acontecerão em directo via videoconferência (zoom) e serão disponibilizadas as gravações das mesmas. 
 
FORMATO DE CADA AULA
1ª parte: ensinamento de vedānta com a análise dos versos do texto Manīṣāpañcakam.
2ª parte: prática de meditação.
 
Datas:
26 de Fevereiro
12 e 26 de Março
9 e 23 de Abril
7 de Maio
 
Horário: Sextas-feiras, das 20h às 21h30
 
Valor total do curso: 30€ para alunos regulares | 45€ para não-alunos
 
Informações e inscrição: geral@yogamandir.pt
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin