Intensivo de Vedānta – VI Cap. Bhagavad Gītā

com: Miguel Homem

Março 2019 - Gita cap VI

Intensivo de Vedānta
Versos seleccionados do Capítulo VI da Bhagavad Gītā

Uma vida contemplativa para uma mente contemplativa

9 e 10 de Março de 2019
Yoga Mandir – Parede
Com Miguel Homem

Neste intensivo de dois dias faremos o estudo de alguns versos seleccionados do 6º capítulo da Bhagavad Gītā que leva o nome de dhyāna yoga, o capítulo cujo assunto é meditação. Neste conjunto de versos Kṛṣṇa ensina-nos sobre um estilo de vida diário que influencia a nossa meditação, as disciplinas a serem seguidas antes da meditação, a natureza da meditação, o seu objecto, o seu resultado e, por fim, os obstáculos à meditação e como ultrapassá-los.

Na tradição, a palavra dhyāna abrange tanto a meditação quanto a contemplação (nididhyāsana). Este capítulo é dedicado sobretudo a esta segunda forma de meditação. Sendo o assunto nididhyāsana, a apreciação da natureza de si mesmo, que é upaniṣad, explana-se ao longo destes versos.

Temos assim um capítulo que versa yoga śāstra e brahmavidyā, uma vida de yoga e o conhecimento de si mesmo. E, para adoçar o fecho, temos ainda o consolo de Kṛṣṇa que nos assegura que no final dará tudo certo!

Não é necessário ter estudado os capítulos anteriores, nem estudo anterior de vedānta.

Horário (sábado e domingo)

9:00h – Meditação

9:30h – Bhagavad Gītā – 6º Capítulo

10:45h – Intervalo

11:15h – Bhagavad Gītā – 6º Capítulo

12:30h – Pausa para almoço

14:30h – Canto da Bhagavad Gītā/estudo.

15:30h – Pausa

16:00h – Prática de haṭha yoga

18:00h – Namaste!

Programa de prática e estudo:

  • Meditação e nididhyāsana.
  • Introdução à Bhagavad Gītā.
  • Canto e estudo de versos seleccionados do sexto capítulo da Bhagavad Gītā.
  • Prática de Haṭha Yoga com ṣaṭ karma, āsana e prāṇāyāma.

Praticantes de quaisquer tradições são bem-vindos!

Será entregue a cada participante uma cópia dos versos seleccionados do sexto capítulo em devanāgarī com a transliteração para que o canto possa ser acompanhado.
Para o estudo recomenda-se a tradução da Professora Gloria Arieira em Português ou do Swami Dayananda. Aqueles que não quiserem investir na compra dos livros poderão seguir a tradução que o Miguel fará no curso.

Sobre o ministrante

Miguel Homem ensina yoga e vedāntaMiguel Homem ensina yoga e vedānta. Fez o curso completo de formação para instrutores de yoga com Pedro Kupfer no Brasil e em Portugal. Aprofunda-se no estudo e prática de āsana segundo o método Iyengar de 2004 a 2011 com Claudia Villadelprat e outros professores. Fez formação em aṣṭaṅga vinyāsa yoga com David Swenson e com Manju Jois e pratica regularmente com o seu professor Tomas Zorzo. De 2005 a 2015 viajou para estudar na Índia com Pujya Swami Dayananda. Desde 2006 traz anualmente a Portugal a Prof. Gloria Arieira com quem mantem o estudo de sânscrito e vedānta. Em 2007 conhece Ganga Mira, assistindo regularmente aos seus satsaṅgas. Em 2012 completou o curso de yoga e ayurveda de 300h com David Frawley, reconhecido pelo American Institute of Vedic Studies.

Continua a estudar com os seus professores e a viajar para a Índia, sempre que a vida lhe permite. Ensina na Casa Ganapati e edita o site Dharmabindu.

Valor do curso e pagamento: 100€