RETIRO YOGA E VEDĀNTA “HASTĀMALAKĪYAM”

com: Simão Monteiro

Hastāmalakīyam, também conhecido como Hastāmalaka stotram, é um texto de doze versos composto por Hastamālaka, um dos quatro principais discípulos de Ādi Śaṅkarācārya. O nome Hastāmalaka é peculiar pois significa uma baga de groselha na mão. Āmalaka é uma groselha indiana e hasta significa mão. É provável que este não fosse o seu verdadeiro nome, mas antes uma alcunha. Como terá surgido esta alcunha?

Conta a história que Śaṅkarācārya andava a viajar pela Índia ensinando vedānta e que, ao passar por uma vila do oeste indiano, foi abordado por um grande erudito de nome Prabhakara. Esse erudito tinha um filho que não falava com ninguém, comportava-se de uma maneira estranha e parecia não se interessar por nada. Não sabendo mais o que fazer com o filho, Prabhakara pediu a ajuda de Śaṅkarācārya.

Então, Śaṅkarācārya perguntou ao rapaz “Quem és tu? Quem são os teus pais? Para onde vais? De onde vieste?”. Nesse momento, talvez inspirado pela presença do sábio, o jovem rapaz falou pela primeira vez e respondeu-lhe com doze maravilhosos versos que apontam para a natureza real do ser humano como sendo livre de qualquer limitação. 

Uma vez que o conhecimento presente nestes doze versos tem tanta clareza, o rapaz recebeu o nome de Hastāmalaka. Tal como uma baga de groselha na nossa mão não pode deixar de ser experienciada, uma vez que está mesmo à nossa frente, da mesma forma, clara, imediata, evidente, este rapaz conhecia a sua natureza real.

Neste retiro vamos estudar e contemplar sobre o ensinamento atemporal e libertador contido nestes bonitos versos de Hastāmalaka.

 

Programa previsto 

28 de Abril, sexta-feira 

16:30 – Chegada à Herdade do Barrocal de Baixo.
17:30 – Prática de haṭha yoga com rotina articular, āsana, relaxamento, prāṇāyāma e meditação.
19:30 – Jantar.
21:00 – Boas-vindas aos participantes e apresentação do retiro. Sat saṅga e kīrtan.
22:00 – Descanso.

29 de Abril, sábado

7:00 – Prática de haṭha yoga com meditação, ṣaṭ karma, rotina articular, āsana, relaxamento e prāṇāyāma.
9:30 – Pequeno-almoço.
11:00 – Ensinamento e reflexão.
12:30 – Tempo livre.
13:30 – Almoço.
17:00 – Ensinamento e reflexão.
18:30 – Prática restaurativa.
19:30 – Jantar.
21:00 – Sat saṅga e kīrtan.
22:00 – Descanso.

30 de Abril, domingo

7:00 – Prática de haṭha yoga com meditação, ṣaṭ karma, rotina articular, āsana, relaxamento e prāṇāyāma.
9:30 – Pequeno-almoço.
11:00 – Ensinamento e reflexão.
12:30 – Tempo livre.
13:30 – Almoço.
17:00 – Ensinamento e reflexão.
18:30 – Prática restaurativa.
19:30 – Jantar.
21:00 – Sat saṅga e kīrtan.
22:00 – Descanso.

1 de Maio, segunda-feira (feriado)

07:00 – Prática de haṭha yoga com meditação, ṣaṭ karma, sūkṣma e sthūla vyāyāma, āsana, relaxamento e prāṇāyāma.
09:30 – Pequeno-almoço.
11:00 – Ensinamento e reflexão. 
12:30 – Sat saṅga de encerramento.
13.30 – Almoço.
15:00 – Despedida e saída.  

 

Este retiro será conduzido por Simão Monteiro

99d216a0-55c1-40da-8f35-4185b1a74eeb

Dedico-me à prática e ao estudo do yoga desde 2001. Dos vários professores com quem aprendi e continuo a aprender destaco: Andrés Wormull, Billy Konrad, Mark Robberds, Pedro Kupfer, Tomás Zorzo e Xico Rodrigues. 

Completei o programa de certificação do Functional Range Conditioning (FRCms).

Fiz várias viagens à Índia para estudar vedānta com o Swami Paramarthananda com quem continuo a aprender, escutando regularmente os seus ensinamentos. Tenho a boa fortuna de ter uma relação próxima de amizade com o Miguel Homem: um irmão e um exemplo como professor. Destaco ainda a clareza dos ensinamentos transmitidos pela professora Gloria Arieira e da capacidade inigualável da Ganga Mira para apontar para a realidade de quem somos.

Ensino haṭha yoga em aulas online e presenciais na zona de Cascais e no Porto, onde trago para as aulas os ensinamentos dos textos antigos bem como novos conhecimentos dos tempos modernos, sempre com a intenção de ajustar a prática às necessidades e capacidades do praticante.

Conduzo regularmente cursos intensivos e retiros sobre yoga vedānta passando adiante tudo aquilo que aprendi com os meus professores e mestres, comprometido com a Tradição Védica e a sua visão única e libertadora.

 

Sobre a Herdade do Barrocal de Baixo

Screenshot_20200124_141648
“A Herdade do Barrocal de Baixo, localizada a 14 Km de Montemor-o-Novo, com uma área de 440 hectares, permite-nos desfrutar de uma diversidade de ambientes fantásticos. O relevo sinuoso do montado convida-nos a deambular entre lagos e montes recriando um sentimento de paz e harmonia com a natureza.
 
Dispomos de uma variedade de alojamentos acolhedores e confortáveis para que os nossos hóspedes se sintam em casa, uma piscina, podendo também usufruir de um jacuzzi exterior que fará as maravilhas das noites de Verão.
 
Na herdade pode acompanhar o dia a dia das tarefas, passear observando a riqueza da fauna selvagem, jogar uma partida de ténis, passear de bicicleta, aventurar-se no nosso lago com os kayaks ou simplesmente deixar o tempo passar num ambiente calmo e relaxante. Queremos partilhar este espaço, cheio de recantos mágicos e com história e proporcionar experiências que prometemos ser inesquecíveis.”
 
 
 

Valor do retiro: 330€ (inclui as aulas, alojamento em quarto duplo e alimentação vegetariana)

Nota: pode ser pago em três prestações.

Agravamento de 40€ a partir de 15 de Março.

Mais informações, inscrição e forma de pagamento: geral@yogamandir.pt

Partilhar nas redes sociais