Hastāmalakīyam, também conhecido como Hastāmalaka stotram, é um texto de doze versos composto por Hastamālaka, um dos quatro principais discípulos de Ādi Śaṅkarācārya. O nome Hastāmalaka é peculiar pois significa uma baga de groselha na mão. Āmalaka é uma groselha indiana e hasta significa mão. É provável que este não fosse o seu verdadeiro nome, mas antes uma alcunha. Como terá surgido esta alcunha?
Conta a história que Śaṅkarācārya andava a viajar pela Índia ensinando vedānta e que, ao passar por uma vila do oeste indiano, foi abordado por um grande erudito de nome Prabhakara. Esse erudito tinha um filho que não falava com ninguém, comportava-se de uma maneira estranha e parecia não se interessar por nada. Não sabendo mais o que fazer com o filho, Prabhakara pediu a ajuda de Śaṅkarācārya.
Então, Śaṅkarācārya perguntou ao rapaz “Quem és tu? Quem são os teus pais? Para onde vais? De onde vieste?”. Nesse momento, talvez inspirado pela presença do sábio, o jovem rapaz falou pela primeira vez e respondeu-lhe com doze maravilhosos versos que apontam para a natureza real do ser humano como sendo livre de qualquer limitação.
Uma vez que o conhecimento presente nestes doze versos tem tanta clareza, o rapaz recebeu o nome de Hastāmalaka. Tal como uma baga de groselha na nossa mão não pode deixar de ser experienciada, uma vez que está mesmo à nossa frente, da mesma forma, clara, imediata, evidente, este rapaz conhecia a sua natureza real.
Neste retiro vamos estudar e contemplar sobre o ensinamento atemporal e libertador contido nestes bonitos versos de Hastāmalaka.
Programa previsto
28 de Abril, sexta-feira
16:30 – Chegada à Herdade do Barrocal de Baixo.
17:30 – Prática de haṭha yoga com rotina articular, āsana, relaxamento, prāṇāyāma e meditação.
19:30 – Jantar.
21:00 – Boas-vindas aos participantes e apresentação do retiro. Sat saṅga e kīrtan.
22:00 – Descanso.
29 de Abril, sábado
7:00 – Prática de haṭha yoga com meditação, ṣaṭ karma, rotina articular, āsana, relaxamento e prāṇāyāma.
9:30 – Pequeno-almoço.
11:00 – Ensinamento e reflexão.
12:30 – Tempo livre.
13:30 – Almoço.
17:00 – Ensinamento e reflexão.
18:30 – Prática restaurativa.
19:30 – Jantar.
21:00 – Sat saṅga e kīrtan.
22:00 – Descanso.
30 de Abril, domingo
7:00 – Prática de haṭha yoga com meditação, ṣaṭ karma, rotina articular, āsana, relaxamento e prāṇāyāma.
9:30 – Pequeno-almoço.
11:00 – Ensinamento e reflexão.
12:30 – Tempo livre.
13:30 – Almoço.
17:00 – Ensinamento e reflexão.
18:30 – Prática restaurativa.
19:30 – Jantar.
21:00 – Sat saṅga e kīrtan.
22:00 – Descanso.
1 de Maio, segunda-feira (feriado)
07:00 – Prática de haṭha yoga com meditação, ṣaṭ karma, sūkṣma e sthūla vyāyāma, āsana, relaxamento e prāṇāyāma.
09:30 – Pequeno-almoço.
11:00 – Ensinamento e reflexão.
12:30 – Sat saṅga de encerramento.
13.30 – Almoço.
15:00 – Despedida e saída.
Este retiro será conduzido por Simão Monteiro

Dedico-me à prática e ao estudo do yoga desde 2001. Dos vários professores com quem aprendi e continuo a aprender destaco: Andrés Wormull, Billy Konrad, Mark Robberds, Pedro Kupfer, Tomás Zorzo e Xico Rodrigues.
Completei o programa de certificação do Functional Range Conditioning (FRCms).
Fiz várias viagens à Índia para estudar vedānta com o Swami Paramarthananda com quem continuo a aprender, escutando regularmente os seus ensinamentos. Tenho a boa fortuna de ter uma relação próxima de amizade com o Miguel Homem: um irmão e um exemplo como professor. Destaco ainda a clareza dos ensinamentos transmitidos pela professora Gloria Arieira e da capacidade inigualável da Ganga Mira para apontar para a realidade de quem somos.
Ensino haṭha yoga em aulas online e presenciais na zona de Cascais e no Porto, onde trago para as aulas os ensinamentos dos textos antigos bem como novos conhecimentos dos tempos modernos, sempre com a intenção de ajustar a prática às necessidades e capacidades do praticante.
Conduzo regularmente cursos intensivos e retiros sobre yoga e vedānta passando adiante tudo aquilo que aprendi com os meus professores e mestres, comprometido com a Tradição Védica e a sua visão única e libertadora.
Sobre a Herdade do Barrocal de Baixo




Valor do retiro: 330€ (inclui as aulas, alojamento em quarto duplo e alimentação vegetariana)
Nota: pode ser pago em três prestações.
Agravamento de 40€ a partir de 15 de Março.
Mais informações, inscrição e forma de pagamento: geral@yogamandir.pt
