AULAS DE VEDĀNTA

com: Simão Monteiro

Qual é o objectivo da vida?

Esta é uma questão fundamental colocada, cedo ou tarde, por todos os seres humanos e que traz consigo outras questões pertinentes como: O que é este universo? Qual a sua causa? Quem sou eu? O que faço eu aqui?

Na busca pelas respostas a estas questões o ser humano é confrontado com uma vida que se assemelha a um gigante carrocel: repleta de altos e baixos. Parece existir uma constante luta para adquirir e manter as coisas de que gosta e para livrar-se rapidamente das coisas de que não gosta.

O que acontece é que os seres humanos não conseguem discernir qual o verdadeiro objectivo da vida e por isso estão constantemente a lutar e a passar por dificuldades e sofrimento. Primeiro temos que descobrir qual o objectivo da vida para depois podermos realizá-lo. E é aqui que os textos védicos vêm em nosso auxílio. Eles começam por apresentar o objectivo último da vida humana: felicidade permanente, livre de limitação (mokṣa). Depois afirmam que essa felicidade permanente é a nossa natureza real. E, finalmente, fornecem-nos o meio (vedānta) para reconhecermos esta nossa natureza livre de limitações e um estilo de vida (yoga) que facilite esse mesmo reconhecimento.

Um desses textos é precisamente o jīva yātrā, escrito pelo Svāmi Jñānānanda Bhārati. O jīva, o indivíduo, é comparado a um viajante e por isso o nome jīvayātrā: yātrā é a jornada ou viagem – neste contexto, jornada espiritual. E para fazermos essa viagem temos à nossa disposição um veículo muito especial formado pelo corpo, sentidos, mente e intelecto.

Este texto, com apenas nove versos, apresenta um esquema pelo qual a pessoa pode conduzir a sua jornada até ao destino final: mokṣa. Mokṣa é uma viagem figurativa, sem movimento, da ignorância para o conhecimento, pois mokṣa é a nossa natureza real. Assim, jīva yātrā é uma viagem cognitiva porque a distância entre o indivíduo e mokṣa não é uma distância espacial, nem uma distância temporal. A distância é a ignorância da sua natureza real.

CURSO 100% ONLINE
Todas as aulas acontecerão em directo via videoconferência (zoom) e serão disponibilizadas as gravações das mesmas. 
 
FORMATO DE CADA AULA
1ª parte: ensinamento de vedānta com a análise dos versos do texto jīva yātrā.
2ª parte: prática de meditação.
 
Datas:
6 e 20 de Novembro
4 e 18 de Dezembro
15 e 29 de Janeiro
 
Horário: Sextas-feiras, das 20h às 21h30
 
Valor total do curso: 30€ para alunos regulares | 45€ para não-alunos
 
Informações e inscrição: geral@yogamandir.pt
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin