Ātmabodhaḥ é um conhecido texto da autoria de Ādi Śaṅkarācārya composto por 68 versos. Bodhaḥ significa conhecimento e ātmā significa a natureza real de cada indivíduo, Eu. Podemos traduzir o título do texto por autoconhecimento ou conhecimento do Eu.
É considerado um texto introdutório, com as seguintes características a destacar:
1) Aborda todos os tópicos importantes de vedānta, de forma abrangente, sem ser demasiado volumoso;
2) Para cada tópico o autor apresenta um exemplo ilustrativo;
3) Escrito numa linguagem clara na forma de versos e, portanto, mais fácil de ser memorizado.
Apesar de ser considerado um texto introdutório, alguns dos versos são bastante profundos, directos e reveladores da real natureza do ser humano.
As diversas buscas que o ser humano possa ter na vida nascem de uma sensação de carência que é o resultado da ignorância da sua natureza real. Essa ignorância é removida com o autoconhecimento, com a visão de que já somos preenchidos. Assim, não é necessário fazer nada em particular para nos preenchermos. As acções tornam-se redundantes no que respeita a este assunto. Ātmā é sempre livre, nunca esteve, não está nem nunca estará preso. Que eu seja limitado é um equívoco. Quando a ideia de limitação ou prisão cai, a necessidade de me libertar também cai.
Não precisamos procurar por paz, segurança e felicidade. Cumprido o propósito maior da vida, nada mais há para alcançar. Não agimos para ter paz, segurança e felicidade, mas agimos neste mundo sendo paz, segurança e felicidade!
15 e 29 Janeiro
12 e 26 Fevereiro
4 e 18 Junho
2 Julho