• Vinyāsa Yoga

     

    Vinyāsa Yoga é uma forma de Haṭha Yoga caracterizado, sobretudo, pela sincronização precisa entre o movimento e a respiração. Este é um método sistemático para praticar o Yoga de acordo com as capacidades e necessidades do praticante. Cada āsana (postura) liga–se ao seguinte através de um movimento específico, sincronizado com a respiração. Vi significa variação e nyāsa significa dentro de parâmetros prescritos. Os parâmetros principais desta prática são:

    • Firmeza e conforto das posturas (sthiram sukham āsanam);
    • Suave e longa respiração (dīrgha sūkṣma prāṇa śvāsa praśvāsa);
    • Sincronização entre o movimento e a respiração, de forma a criar um fluxo contínuo, do início ao fim da prática de āsana;
    • A respiração serve como suporte à concentração, durante a prática de āsana.

     

    Na prática de āsana utilizamos também algumas técnicas auxiliares para potenciar os efeitos das posturas e garantir uma melhor segurança das mesmas:
     
    • ujjāyī prāṇāyāma - "respiração vitoriosa". O que caracteriza esta forma de respirar é o som que é produzido tanto na inspiração como na expiração. O som assemelha-se ao som de um sussurro ou ao som das ondas do mar e é devido a uma suave contracção na glote. Entre outros benefícios, o som produzido funciona como um suporte para manter a mente presente na prática.
    • bandhas - fechos energéticos. São contracções sustentadas por um grupo de músculos que permitem ao praticante um melhor alinhamento nas posturas e aquecem o corpo internamente, ajudando no processo de purificação.
    • dṛṣṭis - fixações oculares. Servem para ajudar a manter a mente focada na prática.

     

    Como funcionam as práticas de Vinyāsa Yoga?
     
    1. Existe um esquema definido para uma prática de Vinyāsa Yoga a ser seguido por um período de tempo. Esse período de tempo varia com a capacidade, regularidade e empenho de cada aluno. As práticas incluem: técnicas de purificação, posturas, respiratórios, relaxamento e meditação.
     
    2. Nas primeiras aulas é ensinada uma parte da prática, uma estrutura base, que o aluno deve memorizar e assimilar. Uma vez assimilada essa base, outras técnicas vão sendo acrescentadas ao longo do tempo.
     
    3. Uma vez memorizada a estrutura base, o aluno começa a praticar sozinho no seu próprio ritmo. O professor vai acompanhando e ajustando, individualmente, cada praticante.
     
    4. Com o tempo e progressão do aluno será ensinada uma nova sequência de prática. 
     
     
    Benefícios da prática de Vinyāsa Yoga
     
    1. Maior aprofundamento da prática do Yoga.
     
    2. Prática mais ajustada às necessidades e capacidades de cada praticante.
     
    3. Cada praticante pratica no seu próprio ritmo.
     
    4. Aquisição das ferramentas adequadas para poder praticar sozinho em casa. 
     
    5. Ter uma mesma prática por um longo período de tempo permite reconhecer, mais facilmente, as oscilações do corpo e da mente. Isto porque as técnicas são as mesmas, mas o corpo e a mente não estão sempre iguais. O praticante tem assim a possibilidade de se dar conta de determinados padrões de comportamento e condicionamentos que surgem com as facilidades e dificuldades da prática. Ter consciência desses padrões e condicionamentos é um passo fundamental para a transformação pessoal.