Haṭha Yoga - Yoga Mandir

Hatha Yoga

Haṭha Yoga

No Yoga Mandir praticamos o Haṭha Yoga como um todo dentro da Tradição Védica, de acordo com o ensinamento dos textos antigos.

O objectivo da prática do Haṭha Yoga é trabalhar o corpo, respiração e mente, de forma equilibrada e consistente, tornando o praticante mais relaxado, estável, concentrado e preparado para lidar com os afazeres e responsabilidades do dia-a-dia.

Uma prática padrão segue o seguinte esquema:

Aquietamento inicial – momento para observar e aquietar corpo, respiração e mente, tornando-os mais receptivos à prática do yoga.

Invocação inicial – para estabilizar a mente, criar uma harmonia entre todos os praticantes e sintonizá-los com a tradição milenar do yoga.

Ṣat Karma – técnicas de purificação: trātaka, kapālabhati e nauli.

Āsana – técnicas corporais. Trabalho postural com uma forte incidência no alinhamento e no encadeamento das posições em sintonia com a respiração. Nestas práticas, são muitas vezes utilizados materiais de suporte para facilitar a execução das posições.

Relaxamento – descontracção profunda do corpo e mente.

Prāṇāyāma – técnicas respiratórias para expandir e canalizar a energia vital, prāṇa, dentro do corpo. O prāṇāyāma visa ainda estabilizar a mente preparando-a para a próxima fase, a meditação.

Meditação – a meditação ajuda o praticante de duas formas: preparar a mente para ātmā jñānam (conhecimento do Eu); e assimilar o conhecimento adquirido através do estudo das escrituras, o qual foi feito com a orientação de um professor qualificado.

Para conhecer o nosso centro e fazer uma aula experimental deverá contactar-nos com antecedência.